Fator de Risco e doenças

A fumaça de cigarro é um agente perigoso contendo mais de 200 substâncias químicas venenosas conhecidas. Cada vez que um tabagista acende um cigarro, ele está sendo lesado em algum grau pela inalação dessas substâncias. O fumo de dois maços de cigarro por dia encurta a expectativa de vida do usuário em oito anos, e até mesmo os que fumam menos encurtam suas expectativas de vida em quatro anos. O câncer pulmonar é a principal causa de óbito em homens. As mulheres fumantes apresentam um aumento global da porcentagem de óbito e estão falecendo em uma idade mais precoce do que os homens tabagistas.
O público pode acreditar que o maior risco vindo do cigarro é o câncer de pulmão, mas um número muito maior de fumantes desenvolve doenças cardiovasculares principalmente ataques cardíacos e AVC. Em 1940, um elo já foi identificado entre o uso de cigarros e a doença coronariana, e atualmente há um vasto número de literatura científica ligando o tabaco à CVD. Os riscos são muito maiores em pessoas que começaram a fumar cedo, antes dos 16 anos.
O uso de tabaco, em outras formas além de cigarro, e o fumo passivo também é classificado como riscos de CVD. O fumo provoca CVD através de inúmeros mecanismos. Ele danifica o alinhamento do endotélio dos vasos sanguíneos, eleva placas de colesterol. (depósitos de gordura nas artérias),aumenta a coagulação, eleva o nível de LDL e reduz o nível de HDL e provoca espasmos da artéria coronariana. A nicotina acelera o batimento cardíaco e eleva a pressão arterial.
Foi descoberto um gene que eleva o risco de que fumantes desenvolvam CVD em até quatro vezes. Cerca de 1/4 da população trazem uma ou mais
Cópias deste gene.
Mulheres fumantes têm um risco peculiar, apresentando maior risco de ataques cardíacos que os homens.
Sendo que mais mata e o câncer e às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e enfisema, e câncer, particularmente câncer de pulmão e câncer de laringe e boca. Antes da Primeira Guerra Mundial, o câncer de pulmão era considerado uma doença rara, a qual a maioria dos médicos poderia jamais ver durante sua carreira profissional. Com o crescimento da popularidade do tabagismo após a guerra, houve um aumento epidêmico de câncer de pulmão. e de100%
A incidência de impotência sexual é aproximadamente oitenta e cinco por cento maiores em fumantes masculinos do que em não fumantes ]e é uma causa importante de disfunção erétil. O tabagismo leva à impotência por causar o estreitamento das artérias (do pênis e do corpo).
O risco aumentado da pessoa em contrair doenças é diretamente proporcional à duração do tempo em que a pessoa continua a fumar assim como à quantidade fumada. Entretanto, se alguém para de fumar, então estas chances diminuem gradualmente já que os danos ao corpo são reparados.
Doenças associadas ao tabagismo incluem:
• Várias formas de câncer, particularmente câncer de pulmão [9], câncer dos rins, da laringe, Cabeça, pescoço, mama, bexiga, esôfago, pâncreas e estômago.
• Há evidências de risco aumentado de leucemia, câncer de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis.

• Doenças cardiovasculares;
• Acidentes vasculares cerebrais;
• Doença vascular periférica;
• Distúrbios respiratórios, como bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema;
• Tromboangeíte obliterante;
• Impotência sexual;
• Catarata;
• Redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes.

As doenças com o maior índice de decorrência de casos em pessoas que fumão

CARDIOPATIA

O tabagismo acelera o processo de arteriosclerose das artérias do coração, e favorece o espasmo das coronárias.

CÂNCER DE BOCA E GARGANTA
As substâncias químicas que ocasionam câncer a partir dos derivados do tabaco aumentam o risco de câncer de lábio, bochecha, língua e laringe. A extirpação cirúrgica desses tipos de câncer pode ser deformante e acarretar a perda da fala.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Os efeitos da arteriosclerose são intensificados pelo tabagismo. A arteriosclerose ocasiona endurecimento das artérias do cérebro bem como das artérias do coração. Ocorrem acidentes vasculares cerebrais quando existe ruptura de artérias do cérebro, formação de um coágulo, ou hemorragia intracerebral. Após destruição do tecido cerebral, não existe possibilidade de recuperação do mesmo.

BRONQUITE CRÔNICA
A tosse persistente com exacerbações periódicas é um sintoma de bronquite crônica. Nas vias aéreas, ocorre aumento da dimensão e da quantidade das glândulas secretoras de muco. Existe aumento da quantidade das secreções, dificultando da eliminação das mesmas. Este processo inflamatório pode obstruir o fluxo aéreo.

ENFISEMA
O tecido pulmonar perde elasticidade, ocorrem lacerações dos sacos aéreos, e o ar utilizado torna-se represado. Este processo irreversível reduz a captação de oxigênio pelos pulmões

CÂNCER PULMONAR
A fumaça do tabaco é a causa mais frequente de câncer do pulmão. Um entre cada dez tabagistas será portador de câncer pulmonar, e na maioria dos casos, ele será fatal, Está é a principal causa de óbito por câncer pela dificuldade de sua detecção.

CÂNCER DE BEXIGA
As substâncias químicas do tabaco são absorvidas para a corrente sanguínea e eliminadas do organismo através da urina. Essa substancia químicas causadoras de câncer estão sempre em contato com a bexiga, aumentando o risco de câncer neste órgão.

RISCO FETAL
O monóxido de carbono da fumaça do cigarro reduz o nível de oxigênio no sangue do feto, enquanto a nicotina restringe o fluxo sanguíneo proveniente da placenta. Considera-se que o tabagismo retarda o crescimento do feto, acarretando baixo peso ao nascimento. O tabagismo também aumenta o risco de parto prematuro e da mortalidade do lactente.

ÚLCERA GÁSTRICA
O tabagismo aumenta a produção de suco gástrico provocando erosão da camada de revestimento do estômago. O aumento da acidez favorece a ocorrência da gastrite e de úlcera.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: